Curso: Investigação de Acidentes, Incidentes e Desvios Críticos – Ribeirão Preto/SP; São Paulo/SP; Recife/PE; Curitiba/PR

0
493
Curso: Investigação de Acidentes, Incidentes e Desvios Críticos
Programação 2019:
Ribeirão Preto/SP; São Paulo/SP; Recife/PE; Curitiba/PR
Objetivos:
Capacitar os participantes para condução e realização de uma investigação de acidentes/incidentes e eventos críticos com eficiência, abrangência de acordo com as melhores metodologias em uso por grandes empresas.
Indicado para os profissionais:
Engenheiros de Segurança do Trabalho; Técnicos de Segurança do Trabalho; Gerentes Operacionais e Administrativos; Supervisores; profissionais de Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho; Coordenadores de Recursos Humanos; membros representantes da CIPA; estudantes e demais profissionais envolvidos em segurança e saúde do trabalho.
Programa:
Estudo das principais terminologias sobre acidentes, incidentes e desvios críticos;
Seleção de medidas eficazes em investigações de acidentes;
O que uma equipe de investigação precisa saber;
Matriz de risco para seleção de metodologia de investigação;
Coleta de evidências;
Identificação e uso de métodos para preservar evidências;
Como usar diretrizes para uma entrevista efetiva;
Desenvolver as ações corretivas associadas ao sistema de gestão da empresa e elaborar relatório de investigação de incidentes sucinto e eficaz;
Estudos de caso.
Material didático:
Será fornecido aos participantes apostila impressa com o conteúdo apresentado e um CD com material eletrônico.Projeção em Power Point, trabalhos em grupo e estudo de casos.
Carga horária:
16 horas
Instrutor:
Prof. Francisco de Assis da Silva Jr – Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Uberaba com pós-graduação em Engenharia de Segurança pela Uniminas; MBA em Gerenciamento de Projetos – FGV; MBA em Gestão e Tecnologias Ambientais pela USP e Mestre em Engenharia Química pela Universidade de Uberaba. Mais de 22 anos de experiência nas áreas de segurança do trabalho, saúde e meio ambiente consolidada em empresas nacionais e multinacionais de grande porte, inclusive com vivência internacional. Participou do Comitê Brasileiro de Gases Combustíveis ABNT/CB-009 – CEE 225 – Espaço Confinado – Revisão NBR 14.787 (Atual 16577:2017) – Prevenção de acidentes, procedimentos e medidas de proteção. Docência em cursos técnico de segurança, professor convidado em cursos pós-graduação em engenharia de segurança e enfermagem do trabalho. Auditor líder nas normas NBR ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001:2007; ampla experiência em auditorias, segurança de processos (PSM); investigação de acidentes, incidentes, desvios e RNC-Registro de Não-Conformidades, sendo: Metodologia Apollo (Sologic), diagrama de Ishikawa e análise de acidente pelo método de árvore de causas-ADC. Participação em Hazops e em ferramentas análises de risco como FMEA, APP/APR, planilhas de Perigos e Riscos, Aspectos e Impactos. Experiência em verificação de requisitos legais, implantação de programas comportamentais (BBS) e treinamentos de segurança. Alguns cargos de maior relevância: Atuou como Gerente de Saúde e Segurança em Moçambique – Vale S/A, Engenheiro de Segurança em Djbouti (África) – Construtora Odebrecht, Engenheiro de Segurança do Trabalho – Vale Fertilizantes (Uberaba, Cajati e Cubatão), Engenheiro de EHS na FMC (Uberaba) e Especialista de EHS – UPL (Ituverava-SP).
Realização, inscrições e contato:
GRUPO TREIMAM / TDPS – Ribeirão Preto/SP
Fones:
 (16) 3237-6472 / 3021-9222
E-mail: contato@treimam.com.br
WhatsApp: (16) 99646-0764
Site: www.treimam.com.br