Curso de Extensão em Higiene Ocupacional – Ribeirão Preto/SP – período de março a junho 2019

0
196

Curso de Extensão em Higiene Ocupacional

Ribeirão Preto/SP

Período: de março a junho de 2019

Objetivos:

A Higiene Ocupacional visa o estabelecimento de métodos, organização do ambiente de trabalho e a elaboração de programas em conformidade com os parâmetros legais, para que se possam estabelecer ações preventivas e monitoramento dos ambientes de trabalho. Assim, a Higiene Ocupacional promove a identificação, avaliação e controle dos riscos ambientais, relativos aos agentes biológicos, físicos e químicos que podem causar danos à saúde do trabalhador em função de sua natureza, concentração, intensidade e tempo de exposição.

Dessa forma, pretende-se promover a troca de experiências, qualificar e/ou aperfeiçoar os profissionais que atuam na prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, por meio de conhecimento técnico-científico e desenvolver habilidades e novas atitudes, para planejar e executar programas de gestão de Higiene Ocupacional.

Conteúdo programático:

– Ruído: conceitos, efeitos sobre o organismo, instrumentos de medição, limites de tolerância, adição de níveis de ruído, subtração de níveis de ruído, avaliação, medidas de controle.

– Vibração: parâmetros utilizados na avaliação, critério legal, vibração de corpo inteiro e de mão e braço, instrumentos de medição, procedimentos de avaliação, medidas de controle.

– Calor: trocas térmicas, efeitos do calor no organismo, instrumentos de medição, limite de tolerância, avaliação ocupacional ao calor, medidas de controle.

– Frio: critério legal, limite de exposição ocupacional ao frio, avaliação e medidas de controle da exposição ao frio.

– Radiações ionizantes: limites de tolerância, avaliação quantitativa, medidas de controle.

– Radiações não ionizantes: radiações ultravioletas, infravermelha, micro-ondas e radiofrequência, laser, campos e radiações eletromagnéticas.

– Gases e vapores: limites de tolerância, avaliação quantitativa de gases e vapores, aplicação prática de instrumentos de medição, métodos de amostragem dos principais agentes químicos, tipos de amostragem, tempo de amostragem, calibração do instrumento de medição, monitoramento, medidas de controle.

– Poeiras, fumos e névoas: sílica livre cristalizada, poeiras de asbesto, algodão, metálica e fumos metálicos, névoas, tipos de amostragem, tempo de amostragem, calibração do instrumento de medição, limites de tolerância, medidas de controle.

– Agentes Biológicos: considerações gerais, limites de tolerância, métodos de coleta, medidas de controle.

– Programas de Higiene Ocupacional: PPRA, PGR, PCA, PPR.

  • Utilização prática de instrumentos de medição.
  • Será necessário o uso de calculadora por ocasião do curso.

Carga horária:

O curso terá carga horária total de 64 horas.

Período:

O curso será realizado no período de março à junho de 2019, em dois sábados por mês, no horário das 08h30min às 12h30min e das 13h30 min às 17h30min.

Datas: 16/03, 30/03, 13/04, 27/04, 11/05, 25/05, 08/06 e 15/06.

Instrutores:

– Tuffi Messias Saliba – Engenheiro Mecânico, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Advogado, Mestre em Meio Ambiente, Ex-professor dos cursos de pós-graduação de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, Ex-pesquisador da FUNDACENTRO/MG, Diretor Técnico da ASTEC – Assessoria e Consultoria em Segurança e Higiene do Trabalho Ltda.

– Suelen Machado Creton – Engenheira Mecânica, Engenheira de Segurança do Trabalho – Professora de Curso de Pós Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho. Atualmente é engenheira e professora na Astec Consultoria e Assessoria em Segurança e Higiene Ltda e professora em cursos de Pós Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho. Tem experiência na área de manutenção mecânica e segurança do trabalho.

– Arthur Reis – Engenheiro Ambiental Universidade São Marcos; Especialista em Higiene Ocupacional sendo membro efetivo da ABHO; Graduando em Engenharia de Segurança do Trabalho pela FEI; Técnico em Química; atuou por mais de 10 anos na Environ Científica (atual SGS Environ) em análises laboratoriais, avaliações ambientais suporte técnico e comercial; trabalhos realizados junto à ITSEMAP do Brasil (atual Grupo INERCO); Analytical Technology (atual Eurofins); atualmente na UniAbalysis como consultor em Higiene Ocupacional.

– E outros convidados

Investimento:

Inscrições e pagamentos até dia 15 de fevereiro de 2019: R$ 3.300,00

Inscrições e pagamentos realizados após 15/02: R$ 3.700,00

Obs.: Parcele em até 10 vezes através do PagSeguro (verifique as condições e taxas do PagSeguro).
Inclusos: este valor inclui material didático: Manual Prático de Higiene Ocupacional e PPRA de autoria de Tufffi Messias Saliba; apostila impressa – agentes químicos, certificado e coffee break.

A inscrição dos participantes desse curso será efetiva com o envio do comprovante de pagamento e ficha de inscrição através do e-mail: contato@treimam.com.br.

A realização do curso está condicionada ao número mínimo de participantes. Vagas limitadas a 25 participantes.

Local de realização:

Hotel Vilage Inn – Ribeirão Preto/SP

REALIZAÇÃO E INSCRIÇÕES:
GRUPO TREIMAM / TDPS – Ribeirão Preto/SP
Fone: (16) 3237-6472 / 3021-9222
E-mail: contato@treimam.com.br
Site: www.treimam.com.br

WhatsApp: (16) 99646-0764