Avaliação de Ruído Ocupacional

0
151

As medições são tomadas em decibéis – dB (A) no circuito de compensação “A” e circuito para resposta lenta (Slow), e em dB (C) no circuito de compensação “C” para resposta rápida (Fast), na altura correspondente ao aparelho auditivo do trabalhador em obediência a Portaria nº 3214/78, Norma Regulamentadora nº 15, Anexos 1 e 2.

Como os níveis de ruído variam de maneira aleatória no tempo, utiliza-se medir o nível equivalente (Leq), expresso em dB, que representa a média de energia sonora durante um intervalo de tempo. É um método de análise de valores médios através de aproximação matemática. A dose de ruído é uma variante do nível equivalente, com o tempo de medição fixado em 8 horas, tempo máximo normalmente estabelecido para limites de tolerância.    A dose é expressa em porcentagem de exposição diária permitida.

Consideramos ainda o Nível de ação (NR 9, item 9.3.6, da Portaria 25, 29/12/1994 do Ministério do Trabalho e Emprego)
“9.3.6.1 – Para fins desta NR considera-se nível de ação o valor acima do qual devem ser iniciadas ações preventivas de forma a minimizar a probabilidade de que as exposições a agentes ambientais ultrapassem os limites de exposição. As ações devem incluir o monitoramento periódico da exposição, a informação aos trabalhadores e o controle médico.

9.3.6.2 – Deverão ser objeto de controle sistemático as situações que apresentem exposição ocupacional acima dos níveis de ação, conforme indicado nas alíneas que se seguem:
. . .
b) para ruído, a dose de 0,5 ( dose superior a 50 % ), conforme critério estabelecido na NR 15, Anexo nº 1, item 6.”

NOTA: Procedimentos da avaliação da exposição ocupacional são realizados com base no organograma funcional da empresa, com a definição dos cargos e funções desempenhadas, ou seja, as atribuições exercidas, com definição de grupo homogêneo de trabalho – por área/seção/setor de trabalho, com o objetivo fundamental de se verificar o nível de ruído a que o trabalhador fica sujeito durante toda a jornada de trabalho.

Solicite um orçamento:

Grupo Treimam / TDPS – contato@treimam.com.br ou (16) 3237-6472 – WhatsApp: (16) 99646-0764